Deputado ironiza, e preso da Lava Jato dá risada na CPI da Petrobras

Diante do silêncio de investigado João Antônio Bernardi, na CPI da Petrobras, que está em Curitiba nesta segunda-feira (31), o deputado Altineu Cortes (PR-RJ) ironizou ao dizer que “ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de prisão”. A declaração arrancou um risada de Bernardi, que era funcionário de uma empresa italiana com contrato com a estatal.
Bernardi foi preso durante a 14ª fase da Operação Lava Jato e já é réu perante à Justiça Federal, respondendo por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro.
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Bernardi foi assaltado próximo à sede da petrolífera, no Rio de Janeiro, quando levava R$ 100 mil, em espécie, para Renato Duque, ex-diretor de Serviços da estatal que também foi preso pela Lava Jato.Para a força-tarefa, que investiga os crimes descobertos pela Lava Jato, o dinheiro era propina.
Mesmo com o investigado se negando a responder, os parlamentares fazem as perguntas. A deputada Eliziane Gama (PPS) insistiu em saber detalhes sobre o assalto. Ela queria saber se o investigado achou estranho o assalto ou avaliou como algo corriqueiro. Bernardi apenas riu, e Gama questionou o motivo da risada. Como resposta, Bernardi reafimou que ´ficaria em silêncio.
CPI em CuritibaA comitiva de deputados deve ficar na cidade até quinta-feira (3) para, além de ouvir os presos, fazer acareações entre eles. As sessões serão realizadas às 9h, no prédio da Justiça Federal.
Esta é segunda vez que os parlamentares vão à capital do Paraná para ouvir investigados que estão detidos na cidade. A primeira vez foi em maio.
João Bernardi e a Lava JatoConforme a denúncia do Ministério Público Federal, em ato continuo e voluntário, Renato Duque aceitou receber propina para assegurar a contratação da empresa Saipem pela Petrobras para obra de instalação do gasoduto submarino. João Antônio Bernardi era funcionário da Saipem.
Além do pagamento de propina, O MPF afirmou que Bernardi pagava vantagem indevida por meio de obras de artes. O procuradores afirmam que cinco, das diversas obras apreendidas na casa de Duque, tiveram nota fiscal emitida em nome de Bernardi.Os pagamentos também ocorriam por meio de depósitos no exterior com a utilização da off-shore Hayley do Brasil.